30 de outubro de 2010

BIBLIOTECA ESCOLAR

   No âmbito do Projecto da Biblioteca escolar, deu-se a conhecer a vida e obra de dois escritores: José Saramago e Matilde Rosa Araújo. Os alunos desta escola visualizaram, em suporte digital a obra de José Saramago: " A Maior Flor do Mundo".
   Os alunos do 3º e 4 anos, em grupo, fizeram o reconto da história...




RECONTO DA HISTÓRIA


“A Maior Flor do Mundo”

                  Era uma vez um menino que estava a olhar pela janela. Um dia, decidiu sair de casa para passear. Mas, passado um bocado, já não sabia a estrada para a frente. Para ele, era Marte e pensou:

- Será que vou, ou não vou?




E foi. Ele caminhou no meio de muitas árvores. Era uma floresta. Continuou a sua viagem, encontrou uma montanha muito alta e começou a subir. Lá no alto, encontrou um girassol murcho. Quis salvar a pobre flor e decidiu voltar atrás para buscar água do rio por onde tinha passado. Andou, andou, andou até ao rio, mas quando chegou até à flor só tinha três gotinhas de água! Então resolveu voltar ao rio e fê-lo umas vinte vezes. A flor começou a crescer tanto que ficou enorme.



Como o menino estava cansado, deitou-se na sombra da flor. O girassol para agradecer o menino e como estava frio, cobriu-o com uma das suas pétalas.
Na aldeia, os pais do menino estavam preocupados e pediram aos vizinhos para ajudá-los a encontrar o filho. Chamou-os a atenção uma flor muito grande, no cume da montanha e foram lá ver. Ficaram surpreendidos quando viram o menino a dormir e levaram-no para casa todos felizes. Toda a gente festejou o regresso do menino, salvo por uma flor.

Pedro e Sandra




Desenhos realizados por Ana Francisca e Beatriz

                Matilde Rosa Araújo

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta história é muito bonita,quero dar os parabéns a quem a recontou.Eu nao conhecia essa história.
Os desenhos também não estão mal.Estão muito bonitos parecem mesmo a pessoa na realidade.
Beijos para os alunos,funcionários e professores.
Assinado: A antiga aluna Sara Afonso do 5ªano